Países com isenção de visto para brasileiros

30/03/2015,
Informação útil para mochileiras e mochileiros de plantão. Segundo o site http://diplomaciapublica.itamaraty.gov.br/51-brasil-georgia/113-brasil-e-georgia-estabelecem-isencao-reciproca-de-vistos , no dia 11 de Março de 2015 houve um acordo entre Brasil e Georgia para isenção de vistos das duas partes, acordo que entrará em vigor a partir do dia 10 de Abril. É importante lembrar que mesmo sem a necessidade de visto, o período que você pode ficar "turistando" nos países que nos dão essa isenção não pode exceder 90 dias e é necessário apresentar a passagem de volta na imigração.

pixabay

O Itamaraty não divulga nenhuma lista oficial de todos os países com isenção de vistos para brasileiros, mas normalmente a cessão de vistos é reciproca. Como o Itamaraty sempre divulga a lista de países que o Brasil não exige o visto, dá pra ter uma ideia dos lugares que seremos “melhores recebidos” pela imigração.
Segundo uma lista informal que anda circulando pela internet, os seguintes são países que você pode viajar sem visto, mas não se esqueça de consultar os respectivos consulados para evitar transtornos:


P.S. Não existe lista oficial, se faltar algum País me informe que atualizo. Me baseei nesse site http://www.visamapper.com/ 

Recordar é viver...
Quem ainda não tem passaporte, confira a lista dos países que você pode viajar só com RG por conta do acordo MERCOSUL
Argentina; Chile; Bolívia; Uruguai; Colômbia; Equador; Peru; Venezuela e Paraguai.

O que está esperando para a próxima trip? :)

O misterioso portal Amaru Muru - Puno, Perú

20/03/2015,
Mistérios sempre me chamaram a atenção e por minhas andanças no Perú não poderia deixar de conhecer o tão misterioso “portal Amaru Muru”. Ele fica na região montanhosa de nome Hayu-Marca bem próximo ao lago Titicaca, e a melhor opção para visita-lo é saindo de Puno.
Créditos: Priscila Mattos

Amaru Muru mais parece um grande muro de pedra com uma porta meio torta em forma de T esculpida. Ninguém sabe quem foi o artista e há diversas lendas sobre isso, extraterrestres, Incas mágicos, e etc. Segundo a comunidade local, ocorreram diversos desaparecimentos alí, e por isso o local é considerado sagrado por muitas pessoas que deixam suas oferendas de flores e frutas em frente a grande muralha de pedra.

Créditos - Priscila Mattos

Há algumas excursões, mas o melhor mesmo é pegar um ônibus saindo da rodoviária de Puno. Quando estiver no bus, avisa o motorista que gostaria de parar ali, e ele te orienta, pelo menos foi assim que fiz a trip. Lá na região do portal, ficam algumas cholitas tentando cobrar algum dinheiro para que você possa ficar lá, acontece que o local é público, não há entradas oficiais, é no meio do mato mesmo, por isso não faz sentido nenhum a cobrança.

Créditos: Priscila Mattos

























Créditos: Priscila Mattos


Chegando lá, confesso que tentei de tudo para abrir o portal, ajoelhei, pulei, coloquei a cabeça no meio da porta, virei de ponta cabeça e nada, ainda era só um buraco esculpido em uma montanha de pedra. Sei que é lenda... mas não custa nada tentar né?

Vale a pena conhecer se você estiver passando por aquela região, mas leve um amigo junto, pois se você desaparecer pelo menos terá alguém pra contar a história. 

Até a próxima